O ano já está acabando e é hora de finalizar o planejamento do ano que vem. Há muitas novidades para a construção civil no horizonte, algumas realmente inovadoras. Quer estar preparado para os novos desafios? Então confira as tendências da construção civil em 2020. 


Pré-fabricados

Em 2020 a construção civil apostará ainda mais nos pré-fabricados de concreto, especialmente por causa do ritmo de crescimento da economia, que ainda estará lento.


Com isso, a saída é reduzir custos, o que o pré-fabricado faz muito bem. Afinal, lajes, pilares, paredes e vigas pré-fabricadas são manufaturadas em ambiente controlado, o que aumenta sua qualidade e diminui desperdícios. 


Além disso, as obras de uma construção pré-fabricada podem ser concluídas muito mais rapidamente do que obras que utilizam métodos tradicionais de construção.


É preciso ressaltar ainda que, com os pré-fabricados, a necessidade de mão de obra, um dos maiores custos da construção civil, também diminui consideravelmente.


Robótica também é uma das tendências da construção civil em 2020

Essa tendência está diretamente relacionada com a anterior. Em 2020, as empresas de pré-fabricados devem apostar cada vez mais no uso de robôs em seus processos produtivos. Linhas de produção semelhantes àquelas usadas na indústria automotiva serão cada vez mais comuns nos canteiros de produção.

 

Realidade aumentada

O que até recentemente era apenas conceitual, vista somente em exposições e eventos, passará a fazer parte do dia a dia de projetistas e arquitetos. Em 2020 a realidade aumentada chega finalmente ao “circuito comercial”.


Com os aparelhos de realidade aumentada será possível visualizar com mais exatidão tudo o que será construído e todas as camadas de instalações e materiais que serão utilizados, com detalhes que seriam impossíveis de serem percebidos em uma folha de papel ou em um desenho no computador.


Dessa forma será muito mais fácil enxergar, através das paredes, as instalações, e antecipar possíveis problemas. 


Escaneamento 3D

A popularização do retrofit fez surgir uma nova tendência: a criação de tecnologias voltadas exclusivamente para esse novo mercado. E uma dessas tecnologias é o escaneamento 3D a laser. 


Por meio do escaneamento o projetista consegue fazer uma análise precisa das condições das estruturas e identificar patologias que seriam quase impossíveis de serem vistas a olho nu.


Colaboração em nuvem

A construção civil é uma atividade que, por vezes, pode ser muito conservadora, resistindo à chegada de novidades. A colaboração em nuvem, por exemplo, embora já exista há bastante tempo em outros mercados, apenas agora começa a se popularizar nesse importante segmento econômico.


A tendência para 2020 é que o compartilhamento de dados de projetos aconteça em tempo real entre todos os envolvidos em uma construção, esteja o usuário no canteiro de obras ou no escritório de arquitetura.


Como se pode ver, vem muita novidade por aí. Algumas, inclusive, são apenas a continuidade de um processo natural de renovação da construção civil. Como sua empresa está se preparando para essas tendências da construção civil em 2020? 


Fonte: Tecplaner

Publicado em: 12/11/2019
Confira 5 tendências da construção civil para 2020